O circo da velocidade regional promete pegar fogo com a realização da primeira etapa do Campeonato Mato-grossense de Arrancada, nos dias 8 e 9 de abril, no Distrito Industrial, em Cuiabá. Mais de 60 pilotos de 12 categorias – da original à força livre – deverão se medir na briga pela vitória em uma prova que terá a presença de uma equipe de Campo Grande (MS).
Cinco pilotos sul-mato-grossenses, incluindo os atuais campeões daquele Estado, confirmaram presença na disputa. Conforme os organizadores, do interior virão equipes de Primavera do Leste, Sinop e Rondonópolis. O evento contará com apoio do Governo do Estado, através da Seel (Secretaria de Esportes e Lazer).
Promovido pela APPA (Associação dos Pilotos e Preparados do Arrancadão), o Campeonato Estadual de Arrancada, edição 2006, tem como objetivo resgatar a força da modalidade que fabricou vários campeões brasileiros. Os envolvidos com a realização já iniciaram os preparativos e estão cumprindo as normas de segurança exigidas pela Federação Mato-grossense de Automobilismo e CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). O evento contará com aparato da PM, bombeiros, ambulâncias e seguranças particulares.
Ao anunciar que serão erguidas arquibancadas para até 15 mil pessoas, Vazulmiro Milani, da APPA, informou que haverá inspeção do Corpo de Bombeiros. “Estamos tomando todas as providências para garantir o máximo de segurança para pilotos, fiscais e público”, assegurou Milani, que espera a realização de um evento para ficar na memória do automobilismo. “Queremos que seja um dia de muita festa e um grande espetáculo”, afirmou ele, lembrando que a etapa ainda será comemorativa ao aniversário de Cuiabá.
Para ‘lembrar’ o público sobre a realização, a APPA vai encabeçar, na noite deste sábado (25.03), uma carreata com pilotos e carros que participarão do arrancadão. A carreta tem seu início previsto para as 20 horas, a partir do shopping Pantanal, na Avenida do CPA.
A programação de abertura do Estadual prevê dois dias de espetáculo. No sábado (08.04), a pista estará livre para treinos, testes e tomada pré-classificatória. No dia seguinte, as feras se alinham para as largadas, a partir do meio-dia.