Na noite desta terça-feira, o Ceará recebeu o ABC-RN no Estádio Presidente Vargas, em duelo válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, mas foi derrotado pelos visitantes por 2 a 1. A equipe do Rio Grande do Norte saiu na frente e cedeu o empate, mas nos acréscimos do segundo tempo, Renato garantiu a vitória do Mais Querido.
O Ceará segue na liderança, com 31 pontos, mas corre o risco de deixar a ponta da tabela, já que o Vasco, 2º colocado com o mesmo número de pontos, duela com o Vila Nova às 21h50, no Mané Garrincha. Já o ABC subiu para a 9ª colocação, somando 24 pontos, apenas quatro atrás da Ponte Preta, que fecha a zona de acesso à Série A.
O jogo – Mesmo fora de casa, o ABC começou jogando melhor e abriu o placar logo aos 2 minutos do primeiro tempo, pelos pés de Renato. O lateral recebeu a bola pela direita, arrancou, invadiu a área e deu um chute cruzado certeiro, balançando as redes do goleiro Jaílson. 1 a 0 para a equipe de Natal. Após o gol, o técnico Zé Teodoro orientou a equipe a se fechar e administrar a vantagem, mas um minuto depois Renato teve nova chance de partir para dentro da área e acabou cortado pelo zagueiro Anderson.
Aos 16 minutos, o Ceará teve boa chance de igualar o placar. A equipe chegou ao ataque e mandou a bola na trave. Bill ficou com a sobra e chutou à esquerda do goleiro Gilvan, mas a bola foi para fora.
O empate veio aos 27 minutos com gol contra de Marlon. Bill entrou na área pela esquerda e fez o cruzamento. Gilvan chegou a tocar na bola, mas o zagueiro Marlon chegou tentando afastar e mandou para o fundo da rede. 1 a 1 em Fortaleza. Aos 37, o Vozão ainda teve oportunidade de virar a partida com Samuel Xavier, mas o jogador mandou na trave, e na sobra, Lulinha mandou para fora.
Os donos da casa voltaram melhor dos vestiários. Nos primeiros 15 minutos, o Ceará teve diversas oportunidades, mas não conseguiu aproveitar. Aos 28,a equipe marcou um gol que foi anulado pelo juiz – o atacante Bill, que estava já trajetória da bola e participou da jogada, estava em posição de impedimento. Em seguida, Ricardinho arriscou chute de longe, mas Gilvan fez boa defesa e salvou o ABC.
Durante o resto da partida, o Vovô seguiu pressionando em busca da virada. Nos cinco minutos finais, o jogo ficou mais tenso e estudado, com nenhum dos lados querendo abrir espaço e levar um gol. Mas nos acréscimos, João Henrique encontrou Renato Sozinho e tocou na área. Com tranquilidade, o lateral tirou do marcador e do goleiro, puxou para o meio e marcou o gol da vitória do ABC e seu segundo na partida.Os jogadores do Ceará reclamaram de impedimento de João Henrique no lance do segundo gol do ABC, mas o juiz confirmou o gol.
O próximo compromisso do Ceará pela Série B será a Portuguesa, no Canindé, no próximo sábado (23), às 16h10 (de Brasília). No mesmo dia, às 21h, o ABC recebe o Vila Nova no Frasqueirão.