O 5º Festival de Pesca, realizado ontem, nas águas do Rio Teles Pires, em Sinop, reuniu 57 equipes. O vencedor do torneio deste ano foi Mário Ribeiro, que pescou na raia 38 e conseguiu agregar 9,75 mil pontos. Para chegar a esse resultado o pescador teve que preencher vários quesitos previstos no regulamento entregue no ato da inscrição.
Ribeiro recebeu como premiação um motor de popa de 15 hp. Na raia 13, a equipe “Boca de Nóis Tudo” alcançou 9,1 mil pontos e foi premiada em segundo lugar com um barco de alumínio de 5 metros. Em terceiro lugar, com 7,97 mil pontos, a equipe “Skol Boys”, que pescou na raia 18, recebeu um motor elétrico mini kota.
Outros dois prêmios na classificação geral, e dois troféus de participação especial também foram entregues. Em quarto lugar, com 7,38 mil pontos, a equipe “Kazu” recebeu um quite de pesca (com três barracas, três caixas de pesca e três molinetes). A equipe “Araguaia” ficou em quinto lugar com7,33 mil pontos recebeu três varas de pescar com molinetes e três caixas de pesca.
Já na categoria especial, que receberam apenas troféus, a equipe ‘Viagra’ ficou classificada por ter pego o maior peixe (uma Cachorra de 72 cm) e a equipe “Alo Pradas” por ser a única equipe feminina a participar do torneio.
Para concluir a prova e alcançar a pontuação necessária para classificação, os participantes tiveram que obedecer algumas regras como respeitar o ponto de pesca se locomovendo apenas 20 metros, no máximo, não retornar antes da hora indicada e levar, consigo, a placa indicativa de seu ponto, sorteados minutos antes de iniciar.
Outra regra estabelecida e fiscalizada foi a desconsideração de peixes de 15 cm. Por outro lado, foi dado a liberdade para usar varas de vários tamanhos, bem como anzóis e molinetes, menos rede. Após a medição feita pela fiscalização, todos os peixes deveriam, e foram, devolvidos ao rio.
Segundo a equipe que coordenou a pesca, por causa da dificuldade de pegar algumas espécies cada peixe fisgado recebeu uma pontuação diferente. Foram considerados para pontuação as espécies: Curvina, Pintado, Jiripóca, Piranha, Tucunaré, Pintado e Cachorra.
Os prêmios ofertados somaram mais de R$ 15 mil e foram resultado do apoio e parcerias firmadas entre a prefeitura e empresas patrocinadoras.