Há cerca de um mês, o Telecentro em Vera está atendendo a população, alunos de todas as escolas municipais e em especial as crianças que fazem parte dos programas de Assistência Social, PETI, Agente Jovem. Esta semana, foi a vez das crianças que fazem parte da extensão da escola ativa, no assentamento Alto Celeste. De acordo com a professora pedagógica Clarice Scheit Calgaro, existe uma programação de atendimento. O telecentro inicia suas atividades das 7 as 11 e das 13 às 17h e 19 as 22horas de segunda a sexta-feiras.
Os computadores são equipados com sistemas operacionais e softwares livres, como Linux, Openoffice e Firefox. Cada estação de trabalho (computador) poderá ser utilizada por até duas pessoas simultaneamente.
A programação inicia na segunda, com atendimento a população, às terças e quintas com os alunos do PETI, às quartas são os alunos do assentamento Alto Celeste e, na sexta, para o planejamento interno da profissional.
“A proposta é atender toda a comunidade, durante 1 hora, por dia, gratuito, os internautas podem acessar diversos programas, jogos e realizar pesquisas. Os Telecentros Comunitários deverão promover o desenvolvimento social e econômico da população que não dispõe de acesso à internet, criando oportunidades e reduzindo a exclusão social”, ponderou Clarice