A população dos municípios que compõem o Vale do Arinos vai discutir a partir da próxima terça-feira (09) os desafios da educação para questão ambiental no III Seminário de Educação promovido pelo campus da Unemat em Juara.
O evento começa às 19h de terça-feira e segue até dia 12 de outubro com a realização de conferências, mesas redondas, palestras, oficinas e mini-cursos para acadêmicos, professores da rede e interessados na questão ambiental.
Entre os assuntos debatidos no Seminário estão: “Contextualização da políticas educacionais para o meio ambiente a partir da lei 9.795 (lei que define a presença da educação ambiental nos currículos escolares), “Meio ambiente e cidadania: nova forma e relação entre ser humano e natureza”, “Planejamento urbano e meio ambiente”, “Questões ambientais e o papel da escola”, “Educação: velhos problemas, novos desafios”, “A presença da educação ambiental nas instituições de ensino – Projeto Cidade Vida”, “Desafio sustentável para o crescimento urbano”, “A educação pública: desafios do novo plano de desenvolvimento da educação”.
Na noite de quinta-feira (11) também será exibido e debatido o documentário : “Ocupação Humana no Pantanal”, produzido pela Lamiré Produções. Durante o seminário também serão expostos os trabalhos e projetos de extensão e ensino produzidos pelo Departamento de Pedagogia da Unemat em Juara, além de mostra de artesanato em parceria com prefeituras municipais do Vale do Arinos.
Durante a sexta-feira (12) acontecem as 11 oficinas que são: “As TIC e a formação em educação ambiental: uma interlocução possível”, “Projeto político pedagógico e educação ambiental”, “História em quadrinhos: um gênero textual rico em possibilidades”, “Capoeira”, “Karate-dô”, “Artes plásticas”, “Agenda 21”, “Educação Física e movimento humano”, “Contribuições dos RCNs (Referencial Curricular Nacional) para a educação ambiental”, “A construção cultural das categorias estéticas e a questão racial: o negro na mídia”, “Os princípios do desenvolvimento sustentável articulados ao planejamento estratégico no contexto educacional”.
O seminário também disponibiliza aos interessados o mini-curso: “Elaboração de projetos em educação ambiental”, que tem carga horária de 20 horas. A inscrição para o evento é de R$ 15.