Um total de 650.066 estudantes são esperados para realizar às provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), hoje, às 12h (horário local), distribuídos em 19 cursos superiores. Desses, 261.745 são ingressantes, 161.151 são concluintes e 227.170 são estudantes que deveriam ter feito o Enade em anos anteriores e, agora, buscam regularizar sua situação.
Na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) são 2.534 alunos que farão as provas do Enade, distribuídos nos campi de Cuiabá (Agronomia, Enfermagem, Medicina, Medicina veterinária, Nutrição e Serviço Social); de Sinop (Agronomia, Enfermagem, Medicina Veterinária, Zootecnia e Farmácia); de Rondonópolis (Enfermagem e Zootecnia); e do Araguaia (Farmácia, Biomedicina, Educação física, Enfermagem e Agronomia).
A prova do Enade será aplicada em mais de 1,3 mil municípios, a partir das 12h, horário local. O Inep recomenda aos participantes que cheguem com 45 minutos de antecedência e que estejam atentos para as diferenças de fuso horário e para o horário de verão.
A prova do Enade tem questões objetivas e discursivas. Dez questões são de formação geral, comuns a todas as áreas, e 30 questões são de conhecimentos específicos. A prova é igual para ingressantes e concluintes do mesmo curso. Os estudantes irregulares do Enade 2005, 2006, 2008 e 2009 responderão apenas às questões de formação geral do Enade 2010. Já os estudantes irregulares do Enade 2004 e 2007 responderão as questões de formação geral e específicas do Enade 2010.
O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. No histórico escolar do estudante é inscrita a participação no Exame – mas apenas quanto à participação. Ou seja: a situação regular do aluno quanto ao Enade se dá com sua participação, não sendo necessário atingir nota mínima.
Questionário – Os participantes do Enade 2010 deverão também responder ao Questionário do Estudante até o dia 21, pela Internet, na página eletrônica do Inep (http://enade.inep.gov.br/enadeIes/). O Questionário do Estudante coleta informações sobre o perfil dos participantes do Enade. Nele, o estudante tem a oportunidade de manifestar sua opinião sobre o curso e a instituição que frequenta. O cálculo de indicadores educacionais elaborado a partir dos resultados do Enade considera informações coletadas por meio do Questionário.