O professor Iwane Kussano dá aulas gratuitas de língua japonesa para 8 alunos. A partir deste sábado, 02, em parceria com o Laboratório de Línguas do Departamento de Letras da Unemat de Sinop começará a ministrar as aulas, também gratuitas, para uma nova turma com 28 alunos.
Os alunos interessados já podem se inscrever na secretaria do Laboratório das 08:00h às 11:30h e das 14:00h às 17:00h, de hoje à sábado. O curso tem um período de cerca de um ano, sempre das 14:00h às 16:00h, todos os sábados.
O estilo de Iwane, que morou 11 anos no Japão, é diferenciado, ele ensina com a música. As aulas serão divididas em duas fases, das 14:00h às 15:00h com karaokê e das 15:00h às 16:00h com teoria.
“Sempre que aprendemos uma nova língua, a forma mais fácil é através da música. Eu sou campeão de karaokê, sou apaixonado por isso. Quando morei no Japão sempre participei de várias competições e quando vim para o Brasil não quis parar. Por isso decidi passar meu conhecimento para a frente. Para mim é muito gratificante”, disse Iwane, ao Só Notícias.
Só Notícias apurou que a língua japonesa é dividida em três escritas. A 1ª, Hiragana, é o alfabeto na sua forma mais comum. A 2ª, Katakana, são as palavras estrangeiras e por último a 3ª, Kanji, esta é a forma mais complexa do japonês.
“A turma que eu já estou ensinando, está em um estágio bem avançado. Eles estão fazendo pequenas leituras de textos. Mas qualquer pessoa pode aprender. E é muito importante para todo mundo saber falar outra língua, abre novas dimensões de pensamentos e novos caminhos”, salientou.