A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) teve seis novos cursos de pós-graduação stricto sensu aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), este ano. Os cursos foram os de mestrados em Geografia, Ensino de Ciências e Matemática, ProfHistória e Letras e doutorados em Linguística e Ciências Ambientais.
Com esses novos cursos a Unemat passa a contar com quatro doutorados institucionais, 11 mestrados institucionais, quatro mestrados profissionais, três doutorados em rede, dois doutorados interinstitucionais e um mestrado interinstitucional.
Para a reitora da Unemat, professora Ana Di Renzo, a verticalização do ensino, com oferta de cursos de pós-graduação é uma tendência, uma vez que a instituição investiu fortemente nos últimos anos na qualificação do seu quadro de pessoal tanto docente como técnico. “Quando qualificamos nossos professores, e hoje, cerca de 90% dos nossos professores efetivos possuem mestrado e doutorado, eles publicam mais e tem condições de elaborar propostas de novos programas de pós-graduação. É o retorno que começa a ser dado para a sociedade com ensino de qualidade, mais pesquisa e mais extensão, além de contribuir com na construção do conhecimento, inovação e tecnologia”.
Os mais recentes cursos aprovados foram o doutorado em Ciências Ambientais que será ofertado no campus de Cáceres e o mestrado acadêmico em Letras no campus de Sinop, cuja aprovação foi divulgada no último dia 16 pela Capes.
Em agosto foi divulgada a aprovação da Unemat para a oferta do curso de mestrado profissional em História a partir de 2016, no campus de Cáceres, e em maio a Capes aprovou o doutorado em Linguística também no campus de Cáceres, cujo o primeiro seletivo de ingresso já aconteceu.
Em abril deste ano foram divulgadas as aprovações das propostas de mestrado em Geografia, que está sendo oferecido em Cáceres e de Ensino de Ciências e Matemática no campus de Barra do Bugres.