Duas bases para desenvolvimento de robôs, doadas por empresa local de equipamentos eletrônicos e repassadas pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), foram repassadas para o setor de robótica do Núcleo de Tecnologia Avançada (NTA), desenvolvido no campus da Unemat em Barra do Bugres (Médio Norte). O projeto de robótica tem como objetivo proporcionar aos acadêmicos uma forma de aplicar os estudos desenvolvidos em sala de aula em atividades práticas que facilitam o aprendizado e habilidades específicas, por meio do desenvolvimento de um robô autônomo capaz de realizar uma determinada função específica.
Este ano, o projeto vai ser detalhado na Conferência Latino-Americana de Regulamentação (LARC 2012), que compreende a Competição Brasileira de Robótica (CBR), Olimpíadas Brasileira de Robótica (OBR) e Feira Nacional de Robótica (MNR), em conjunto com Simpósio Latino-americano de Robótica (LARS 2012), que acontecerá em outubro de 2012 em Fortaleza (CE).
O evento visa promover e incentivar o desenvolvimento de avanços tecnológicos em Robótica Móvel Autónoma da América Latina, incentivando a interação entre estudantes e pesquisadores em Robótica Móvel com competições em diferentes níveis e categorias. Nesta edição a competição tem o objetivo de buscar uma solução para um dos maiores problemas da sociedade, o lixo em especial o despejado nas praias.
A equipe de robótica da Unemat surgiu no ano de 2005, por iniciativa de alunos e professores do curso de Ciências da Computação em Barra do Bugres. Naquele ano, a equipe da Unemat conquistou o terceiro lugar no Campeonato Sul-Americano de Robótica. A sua segunda participação foi na Competição Brasileira de Robótica, em 2009.
Integram o projeto na Unemat os professores orientadores Armando da Silva Filho e Alexandre Berntd, e os acadêmicos Jéssica Delira, Tiago Almeida, Michael Henrique e Elio Santos.