O 2º Congresso Universitário da Unemat será realizado no período de 7 a 11 de dezembro, em Cuiabá. O evento tem caráter deliberativo, com a representação paritária da comunidade acadêmica e participação da sociedade e governo do Estado. A programação inclui seminários de apresentações das teses inscritas, plenárias de discussão, debates nos grupos de trabalhos temáticos, sessões plenárias e sessão final.
O Congresso tem como objetivos deliberar sobre a reestruturação do estatuto da Universidade, definição de estratégias de fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como de gestão voltadas aos interesses gerais da sociedade, assim como avaliar a articulação Universidade – Sociedade, entre outros aspectos.
Está prevista a participação de 252 delegados, sendo 76 representantes eleitos de cada segmento que compõe a comunidade acadêmica (docentes, discentes e profissionais técnicos), cinco pertencentes a órgãos estaduais (SEDUC, CEE, SECITEC, Assembléia Legislativa e Associação Mato-grossense de Municípios) e 19 membros natos da Comissão Organizadora.
Serão abordadas as temáticas: autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial; orçamento e financiamento; gestão democrática, transparente e participativa; diretrizes para o ensino, a pesquisa e a extensão, política de expansão da universidade, divididas em 29 teses.