A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) investiu R$ 2,1 milhões em equipamentos laboratoriais que vão atender diversos campi e cursos da instituição. Os equipamentos comprados por meio de processos licitatórios em 2012 já estão sendo entregues.
Os materiais adquiridos em pregão já foram entregues e consistem em modelos anatômicos para fins didáticos, que vão atender os cursos de Enfermagem, Educação Física, Biologia e Medicina do campus de Cáceres. A empresa vencedora da licitação estará em Cáceres para instalar e treinar os funcionários que atuarão com os equipamentos entre os dias 11 e 13 de março.
Entre as peças adquiridas estão simuladores de paciente real adulto e recém-nascido com alta fidelidade interativa, possuem respiração espontânea e respostas fisiológicas. Os dois aparelhos vem sendo utilizado com vantagens para substituir cadáveres nos estudos anatômicos. Esses equipamentos já poderão ser utilizado pelos acadêmicos dos diferentes cursos já no início do semestre letivo deste ano e vão contribuir para a melhoria do processo de aprendizagem.
O outro processo licitatório concluído e cujos equipamentos já estão sendo entregues é o do pregão que consiste na aquisição de microscópios, estereomicroscópios e televisores 42 polegadas. Nesta aquisição está a compra de 167 microscópios biológico binocular, 06 microscópio biológico trinocular com câmera de vídeo acoplada, 150 estereomicroscópios binocular e 06 estereomicroscópio trinocular com câmera de vídeo acoplada, além de 06 televisores 42 polegadas. Esses materiais vão atender os cursos dos campi de Alta Floresta, Cáceres, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda e Tangará da Serra.
A Unemat também está com processo licitatório em andamento para aquisição de lâminas de cortes histológicos. Além desses investimentos a universidade também vai abrir novos processos de licitação. As novas aquisições serão realizadas a partir dos projetos elaborados pelos cursos e orientados pela comissão criada pela Pró-reitoria de Ensino e Graduação. Esse projetos devem apresentar as necessidade para melhor atender as atividade de ensino, pesquisa e extensão.