Na próxima terça-feira os mais de 1,8 mil alunos e os 145 professores da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat) em Sinop, farão uma grande paralisação em prol à aprovação do concurso para professores para a universidade.
Segundo a professora Maria Ivonete de Souza, “a realização do concurso é uma luta que não está sendo fácil”, visto que o projeto já foi encaminhado ao Governo do Estado, mas ainda não foi aprovado. Ela explica que o prazo legal para a publicação do edital é até o mês de novembro, pois 2006 será ano eleitoral.
Ela também relata que cerca de 70% dos professores que lecionam na universidade não são concursados, o que dificulta o fortalecimento dos cursos, “os professores não podem coordenar projetos e não sabem se vão continuar na universidade”, disse.
Com a realização do concurso serão oferecidas 598 vagas. Para Sinop serão 79 vagas, Alta Floresta 61, Juara 19, e Colíder também 19. Durante o dia as aulas serão canceladas e no período da noite será realizada um assembléia com professores e acadêmicos sobre a realização do concurso.