Pesquisadores dos cursos de Letras, Pedagogia e Matemática da Unemat (Universidade de Mato Grosso) estarão apresentando os resultados de suas pesquisas à comunidade e acadêmicos no próximo mês, no anfiteatro da Universidade.
As pesquisas servem para fazer uma pactuação de culturas do Estado com as de outros países e até mesmo continentes. “São culturas aparentemente diferentes, mas que têm muito em comum”, disse ao Só Notícias, um dos coordenadores do Seminário, Antonio Aparecido Mantovani.
Com os resultados, novas formas de lecionar serão aplicadas nas salas de aulas. “Não adianta fazer a pesquisa e deixar só no papel ou na sala de reunião. Temos que passar isso para frente, atualizando e enriquecendo, cada vez mais, nossos meios de ensinar”, salientou.
Em 2004, o 1º Seminário reuniu um público de aproximadamente 1,2 mil pessoas. Para esta edição os organizadores esperam que cerca de 1,5 mil, entre comunidade, acadêmicos, professores, mestrandos e doutorandos participem nas 3 noites.
O projeto conta com a participação de alunos da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso). Em torno de R$ 12 mil estão sendo aplicados, dos recursos do PRPPG (Programa de Pós-Graduação da Unemat).