A Pró-reitoria de Graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso realizou, ontem, reunião com os assessores pedagógicos dos campi da instituição para apresentar as propostas de mudanças na graduação. Além da pró-reitora Ana Di Renzo, o vice-reitor Dionei José da Silva e o pró-reitor de Administração, Valter Danzer também participaram das discussões.
Ana di Renzo explica que as mudanças devem ocorrer no modelo de ensino na graduação. Estão sendo propostas alterações no que diz respeito a implantação do sistema de créditos, revisão das matrizes curriculares dos cursos, reescrituração da normatização acadêmica e ainda a implantação de uma política de qualidade de ensino.
Na reunião em que os assessores pedagógicos participaram foram apresentadas também os novos procedimentos para afastamento de docentes para qualificação e também contratações para o segundo semestre letivo deste ano. "Estamos preocupados em organizar o segundo semestre letivo para que o mesmo inicie com todos os professores lotados evitando assim prejuízo para os acadêmicos e para os cursos", afirma Ana Di Renzo.
A pró-reitora lembra que a Unemat vem fazendo estudos e reestruturando todos os serviços oferecidos como forma de melhorar a qualidade do ensino. Quanto as mudanças que estão sendo propostas o objetivo é que durante este ano sejam feitos os estudos para que em 2012, a graduação já comece a funcionar dentro de uma nova estruturação, com os sistema de crédito, com nova normatização acadêmica, com as matrizes curriculares revisadas.
Para que todas as mudanças sejam implementadas a Pró-reitoria vai realizar em julho um encontro de formação de gestores para que os agentes envolvidos diretamente possam se qualificar e entender as propostas que estão sendo apresentadas.