Cerca de 21,5 mil membros da comunidade acadêmica da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) participam, amanhã, do processo eleitoral que escolherá o próximo reitor e vice-reitor. A votação terá início às 9h e segue até às 22h em 33 municípios de Mato Grosso. A previsão é que o resultado da eleição seja conhecido no mesmo dia.
A comissão eleitoral alerta aos eleitores que, para exercer o direito ao voto, é preciso apresentar um documento oficial com foto. Os eleitores que não encontrarem seu nome nas listas de votação disponível no link: http://eleicoes.unemat.br/edital/reitoria2014/?page=consulta devem enviar um e-mail ainda nesta segunda-feira (9) para [email protected]. Caso algum membro da comunidade não conste na lista de eleitores basta apresentar à mesa receptora de votos um documento que comprove seu vinculo acadêmico ativo.
O processo eleitoral na Unemat segue o parâmetro de voto paritário, ou seja, cada segmento: acadêmico, técnico administrativo e docente representa um terço dos votos. A apuração começará logo ao final da votação e cada mesa receptora de votos irá apurar os votos e lançar as informações em um sistema, especialmente desenvolvido para este fim. Com isso, em qualquer lugar será possível acompanhar em tempo real o resultado do processo eleitoral.
A posse dos dirigentes eleitos está prevista para o dia 19 de dezembro deste ano, e o mandato tem inicio em 1º de janeiro de 2015.