O Governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, e o reitor da Universidade de Wageningen, Holanda, Aalt Dijkhuizen, assinaram ontem, carta de intenções para o desenvolvimento futuro de uma colaboração acadêmica e de pesquisas científicas em Florestas, Flora, Fauna e Meio Ambiente entre as duas universidades. De acordo com o secretário de Estado de Projetos Estratégicos, Clóves Vettorato, será um acordo tripartite envolvendo a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq – Piracicaba, em SP), que já desenvolve parceria com a instituição de Wageningen. Pela Escola Superior de Agricultura assinouo acordo o diretor João Martinez.
A Wageningen University and Research Center, instituição de ensino e pesquisa da Holanda,considerada uma das mais conceituadas do mundo na área de ciências agrárias, tem um gabinete instalado nas dependências da Esalq e que serve como escritório permanente para suas ações na América Latina. Nos últimos anos, a Wageningen estabeleceu acordos similares para o desenvolvimento de novos programas de pesquisa com a Argentina, Chile, México e, principalmente o Brasil.
A partir de agora a pró-reitora de pós graduação e pesquisa da Unemat, Carolina Joana da Silva e Peter Zurrbier, representando a Universidade serão responsáveis pela formação de um grupo de trabalho e a elaboração de um documento que defina as regras da colaboração.
“Esse é um passo extremamente importante para o Estado do Mato Grosso e principalmente para a Universidade Estadual que passa a ter oportunidade de trabalhar com áreas bastante sensíveis de discussão em nível mundial”, declarou Antônio Carlos Camacho, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). A Fundação é vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (Secitec), assim também como a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat).