PUBLICIDADE

Unemat: docentes do campus de Sinop aderem a paralisação por proposta inicial do PCCS

PUBLICIDADE

Docentes da Universidade Estadual de Mato Grosso do campus de Sinop aderiram a paralisação para exigir do governo do Estado que seja mantida a proposta de alteração do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da categoria, tal como foi aprovada pelo Conselho Universitário da Unemat – CONSUNI em 18 de dezembro de 2013. A decisão foi tomada, ontem, durante assembleia que foi motivada pelas modificações substanciais introduzidas pela reitoria da universidade e pelo Governo do Estado no projeto aprovado pelo conselho.

A representação dos docentes – ADUNEMAT-S.SIND. tomou conhecimento dessas alterações por meio da reunião realizada terça-feira, com o secretário de Administração do Estado e a reitoria da universidade, oportunidade em que foi informada que a mensagem de encaminhamento do Projeto de Lei de reestruturação do PCCS dos docente já estava pronta, com as seguintes alterações: supressão dos percentuais de recomposição da remuneração para os anos de 2015, 2016 e 2017 e, modificação da data dos efeitos financeiros retroativos a 01 de janeiro de 2014 para 01 de maio de 2014.

Conforme Só Notícias já informou, a proposta de PCCS dos docentes aprovada no CONSUNI estava dentro das possibilidades do orçamento da universidade, deste ano e dos anos seguintes, assim como a garantia orçamentária para a manutenção, o custeio e os investimentos necessários para a instituição. Para os professores e comunidade acadêmica da Unemat é inaceitável que o governo do Estado decida alterar, significativamente, pontos do plano de carreira e retirar a tabela de correção remuneratória escalonada que estava presente na proposta encaminhada pela universidade.

De acordo com a assessoria, essa decisão é um evidente desrespeito à categoria, que possui carreira específica e cuja remuneração está defasada há cinco anos e comparativamente inferiores em relação aos salários de outras carreiras do funcionalismo estadual. Diferente de outras carreiras, os docentes da UNEMAT que optam pela dedicação exclusiva estão impedidos de exercer qualquer outra atividade regular fora da Instituição.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE