O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) aprovou a criação de nove novos cursos em modalidades diferenciadas, para atender demandas específicas e temporária. Foi homologada a implantação de turmas, fora de sede, de Comunicação Social em Alta Floresta, Computação em Sinop, Letras e Administração em Sorriso, Letras em Tapurah, Matemática em Brasnorte e História, Matemática e Química em Matupá, por meio do projeto de licenciaturas plenas parceladas. A implantação dos cursos ainda deverá ser aprovada pelo Conselho Superior Universitário (Consuni), que se reunirá na próxima semana (12). Falta definir quando será o vestibular de cada um.
A implantação e manutenção dos cursos serão garantidas por convênios firmados com município sede, com Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia ou por emendas parlamentares, conforme plano de trabalho. Quer dizer, a turmas em modalidade diferenciada não oneram a Unemat.
“A proposta de implantação não traz impacto orçamentário às receitas da Universidade, mas constitui-se como ação fundamental à instituição no seu propósito de levar o ensino superior às diversas regiões do Estado, estando assim de acordo com o seu planejamento orçamentário e patrimonial”, afirmou o reitor da Unemat e presidente do Conepe, Adriano Silva.
Os conselheiros estão reunidos, nesta terça-feira (5), desde 8h, no auditório “Edival dos Reis”, na Cidade Universitária de Cáceres, na 1ª sesão extraordinária do Conepe de 2012. Outro tema a ser discutido no Conepe refere-se à proposta de adesão da Unemat ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e normatização da oferta de cursos de Línguas Estrangeiras nas dependências da Universidade.