A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) por meio da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) e da Diretoria de Gestão de Educação a Distância (Dead) publicou o edital para selecionar 5 mil profissionais da educação básica de Mato Grosso para o Curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. As inscrições começaram hoje e seguem até o dia 29 de novembro.
O curso é totalmente gratuito e a distância. A carga horária total é de 120 horas divididas em quatro módulos. A iniciativa de ofertar o curso é do Ministério da Educação por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O aperfeiçoamento será ofertado em todo o Brasil por meio de uma rede de instituições de ensino superior, e a Unemat está oferecendo 5 mil vagas em Mato Grosso.
Para se inscrever, é necessário que o interessado seja residente em Mato Grosso, e seja profissional da rede de educação básica (educação infantil, ensino fundamental e médio). As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Caso tenha um número maior de candidatos inscritos do que de vagas ofertadas, os mesmos comporão um cadastro de reserva e poderão ser chamados caso algum candidato não realize a matrícula.
O Curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva contará com quatro módulos de 30 horas cada um, sendo eles: 1- Direitos Humanos, Diversidade e Educação Inclusiva; 2- Desenvolvimento Humano, Ensino e Aprendizagem na perspectiva da Educação da Inclusiva, 3- Currículo, Tecnologias e Práticas Pedagógicas Inclusivas; 4- Práticas, Recursos e Materiais Pedagógicos Inclusivos na Escola. Em cada módulo terá leitura de material didático, atividades interativas mediadas pelos tutores, casos de ensino, relato de experiências com observação e reflexão sobre as estratégias utilizadas. As avaliações ocorrerão por meio de elaboração de textos, de recursos e de projetos.
Segundo a Unemat, o objetivo do curso é formar educadores para desenvolver concepções e trabalho pedagógico alinhados com os princípios das políticas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Também abordará aspectos políticos e legais, participação e direitos humanos relacionados à acessibilidade, intersetorialidade, interculturalidade e interseccionalidade.
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