PUBLICIDADE

Uma das maiores escolas de Sinop deixará de atender alunos de ensino regular

PUBLICIDADE

A partir do ano que vem a rede estadual de Sinop passará por readequação porque a cidade será a quinta de Mato Grosso a ter um Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), voltado unicamente a atender alunos que estejam fora da idade série, ou que não tiveram a oportunidade de freqüentar as salas de aulas.

Entretanto, para a implantação do Ceja, uma das 12 escolas estaduais terá o ensino regular (ensinos fundamental e médio) ‘desativado’, sendo os alunos transferidos a outras unidades. A escolhida foi a Osvaldo Paula (próxima a AABB). “Fazendo uma análise das escolas, se pensarmos em Rosa dos Ventos, a localização é favorável, só que a maior clientela ainda é de ensino fundamental regular. Nossa Senhora de Lurdes é contra-mão. A Osvaldo de Paula é centralizada e possui no diurno algumas salas osciosas. A cada ano, a clientela vem diminuindo”, declarou, ao Só Notícias, a assessora pedagógica, Silva Kuhn.

Ela explica ainda que, com a escolha pela escola Osvaldo Paula, os cerca de mil alunos precisão ser remanejados, mas ainda não há confirmação para onde vão. O projeto deve iniciar em 2009. Conforme a assessora, com a criação de um centro único, as instituições próximas deixarão de atender a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“A escola Osvaldo possui 11 salas e imaginamos que ela ainda é pequena para atender a grande procura que teremos no centro. As que são mais próximas perderão o Eja, e, as mais longes, continuarão oferecendo”, salientou.

As escolas Nilva de Oliveira Pipino, Enio e outras vão absorver os estudantes que sairão da Osvaldo Paula. “Faremos tudo com calma, e de repente, necessário construir uma escola em outra região. A escola faz um levantamento para saber de quais bairros estes alunos são”, ponderou Silvia Kuhn.

Estima-se que somente em Sinop, entre as escolas Edeli Montovani, Rosa dos Ventos, Maria de Fátima, Nossa Senhora de Lurdes, Nossa Senhora da Glória e incluindo o projeto Beija-Flor, em torno de 3 mil alunos são atendidos pela Educação de Jovens e Adultos. “O programa é para alunos que estão fora da idade série, ou que estão com a idade um pouco mais elevada. Que não tiveram a oportunidade de estudar em idade própria. Estes são os nossos alunos”, acrescentou.

Em Mato Grosso existem Ceja’s em Juína (2), Várzea Grande e Cuiabá. A previsão é que em 2009 Colíder e Alta Floresta também recebam.

(Atualizada às 09:02hs)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE