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UFMT tem melhor desempenho de Mato Grosso no Enade

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A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), como as demais 55 instituições federais de ensino superior (Ifes) de todo o país, apresenta a melhor avaliação no Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade 2005) em Mato Grosso, disse nesta terça-feira, em Sinop, a professora Myrian Serra Martins. Coordenadora de Políticas Acadêmicas, ela participou à noite, da instalação dos cursos no Instituto Universitário do Norte Mato-Grossense (Iunmat) representando a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg).

O campus da UFMT em Sinop passa, a partir do Programa de Expansão da Educação Superior do Governo Federal, a oferecer seis cursos regulares – Agronomia, Engenharia Florestal, Enfermagem, Medicina Veterinária, Zootecnia e Licenciatura em Ciências Naturais com habilitações em Física, Química e Matemática. Desde a década de 1990 oferece turmas especiais que funcionam em um CAIC construído pela prefeitura. Agora terá também sua sede, que começa a ser construída.

Dos 38 cursos que participaram do Enade 2005, 22 tiveram conceitos 3 e 4 (bom e muito bom) e cinco tiveram conceito 2. Os outros 11 não obtiveram conceito por terem apenas ingressantes ou concluintes fazendo as provas. A conceituação leva em conta o desempenho dos que estão começando e dos que estão prestes a se formar.

Para o reitor da UFMT, Paulo Speller, a UFMT reafirma-se como a instituição de melhor qualidade acadêmica de Mato Grosso, o que está em consonância com a retomada dos investimentos do Governo Federal, depois de oito anos com orçamentos decrescentes, durante o governo anterior. ´´A Expansão, abrange Sinop, Rondonópolis e Médio Araguaia, leva ao interior do Estado a qualidade da UFMT a um número crescente de jovens que busca a educação superior“, observa.

Na análise da professora Myrian Serra, a avaliação dos alunos da UFMT segue a dos estudantes das outras federais, que apresentaram melhor desempenho. ´´Apesar de alguns cursos não terem atingido o desempenho satisfatório, é preciso verificar as causas e propor ações que revertam esse quadro,“, diz.

De acordo com o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o Enade de 2005 avaliou 277.476 estudantes de 5.511 cursos de graduação de 20 áreas do conhecimento — arquitetura e urbanismo, biologia, ciências sociais, computação, engenharias (distribuídas em oito grupos), filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, pedagogia e química.

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