A Universidade Federal de Mato Grosso decidiu ontem, no final da tarde, suspender as aulas presenciais de graduação nos câmpus de Sinop, do Araguaia, de Cuiabá, e Várzea Grande a partir de hoje. Também estão suspensos eventos com aglomeração de pessoas e encontros presenciais nos polos de Educação a Distância, colação de grau unificada, fóruns, simpósios e congressos e ações de extensão. A UFMT é composta por 29 institutos e faculdades, tem mais de 34 mil alunos em 106 cursos de graduação e nos 62 de pós-graduação (mestrado e doutorado).
A UFMT definiu que as demais atividades administrativas deverão aguardar orientações posteriores e recomenda que as bancas de conclusão de curso se realizem por meio de ferramentas digitais de comunicação. Não foram suspensas as provas finais do semestre 2019/2, e pós-graduação
A decisão de interrupção imediata das atividades acadêmicas presenciais foi motivada com base na declaração de emergência global de saúde, devido a pandemia relacionada ao Coronavírus, da Organização Mundial da Saúde (OMS), nas orientações do ministério da Saúde e governo de Mato Grosso, informa, em nota.
Ontem a Unemat também suspendeu as aulas nos 13 câmpus para mais de 20 mil acadêmicos. Nas escolas estaduais, o governo também decidiu pela suspensão das aulas.