PUBLICIDADE

UFMT sedia 2º Congresso Brasileiro dos Jogos Esportivos com palestras, oficinas e mesas redondas

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) sedia, a partir de quarta-feira (04) o 2º Congresso Brasileiro dos Jogos Esportivos Coletivos. Com importante interação entre o acadêmico e o esportivo, o evento segue até sexta-feira (05) com trabalhos de diferentes Estados discutindo sobre esporte em diferentes níveis de rendimento. Esportistas e professores participam do encontro por meio de palestras, oficinas, mesas redondas e outros momentos de aprendizagem.

O professor Henrique Castro, da Faculdade de Educação Física e coordenador do evento, ressalta que houve grande quantidade de trabalhos recebidos. “Desses 110 foram aprovados para apresentação, em formato de pôster, durante o evento, sendo 55 para a quinta-feira e outra metade para a sexta (05)”, conta o professor, acrescentando que entre os trabalhos recebidos há multiplicidade de experiências.

Os olhares sobre a prática esportiva também estão em diferentes atividades. “Nos trabalhos recebidos, já estão representados mais de 8 Estados do Brasil e as mais diversas temáticas nos esportes coletivos, além de trabalhos realizados em diferentes modalidades esportivas com todos os níveis de rendimento, desde o escolar, iniciação até o profissional”, relata o professor Henrique Castro sobre o evento que conta com 17 conferencistas entre nacionais e internacionais.

O professor espera uma participação ampla tanto de profissionais que atuam em Mato Grosso, como em outros Estados. “A expectativa é a melhor possível, principalmente porque as vagas foram 100% preenchidas com 45 dias de antecedência do evento. O que reforça a grandeza e a importância do evento. Dentre os inscritos temos pessoas de mais de 10 Estados, de diferentes cidades. Outro dado importante é que, especificamente do Mato Grosso, estarão presentes pessoas de 20 cidades diferentes”, destaca o coordenador do evento.

Segundo o docente, o público inscrito é de acadêmicos e profissionais de Educação Física e áreas afins, treinadores esportivos, professores de escolas, gestores esportivos, professores do ensino superior, pesquisadores da área do esporte, entre outros. O professor Henrique Castro enfatiza a grandiosidade do evento para apontar caminhos para a construção de diferentes pesquisas científicas na área de esporte. “O Congresso Brasileiro dos Jogos Esportivos Coletivos é um evento acadêmico-científico-técnico de apresentação e discussão de variáveis e aspectos relacionados ao esporte. Nesse contexto, o esporte é apresentado e debatido com a junção da teoria e da prática, ou seja, o que se tem na literatura e nas pesquisas científicas para ajudar a prática e o que a prática nos mostra para ajudar nas pesquisas científicas”, ressalta.

Há também, além da junção entre teoria e prática, uma abordagem sobre formação continuada em Educação Física. “Desta forma, conseguimos extrair o melhor dos dois lados (da teoria e da prática), com informações atualizadas e discussões de alto nível com pessoas que estão vivenciando esses dois lados. Por fim, o objetivo é a atualização, capacitação e formação continuada em esportes, para que juntos, possamos cada vez mais, dar qualidade aos estudos e a prática dos esportes. A programação do CBJEC com palestras, mesas redondas, oficinas práticas e sessões de apresentações de pesquisas favorece esse momento de aprendizagem e discussão”, finaliza o professor.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Fies abre inscrições para vagas remanescentes do primeiro semestre

Estudantes interessados em concorrer às vagas remanescentes do processo...

Prazo para isenção de taxa de inscrição do ENEM termina esta semana

O período para solicitar isenção da taxa de inscrição...

Seduc entrega livros para alfabetização em língua materna em escolas indígenas

A Secretaria estadual de Educação (Seduc) dá mais um...
PUBLICIDADE