O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Sinop, prepara uma programação especial para recepção dos pouco mais de 360 calouros deste semestre. A coordenadora de Cultura, Cintia Branco, afirmou, ao Só Notícias, que na quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o “trote alternativo” é com recomendação para que usem qualquer peça rosa, simbolizando o combate ao câncer de mama. Durante o dia, eles participam de palestras e também conhecem o campus. As aulas tiveram início ontem.
A programação deve ser fechada dia 15, com apresentação da orquestra da UFMT, no Centro de Eventos Dante de Oliveira, a partir das 20h. De acordo com o coordenadora, a adoção de trotes alternativos é recomendada pela própria universidade, e seguido de acordo com os campis (há mais de quatro no Estado). O desenvolvimento dos considerados violentos é proibido, como indicam faixas fixadas em pontos da estrutura da universidade federal em Sinop.
Atualmente, na UFMT em Sinop são oferecidos oito cursos (Agronomia, Enfermagem, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal, Farmácia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Licenciatura em Ciências da Natureza, com ênfase em Física, Matemática e Química), com 100 vagas anuais cada.
O campus de Sinop tem uma Pró-Reitoria, três institutos, oito coordenações de curso, uma Supervisão de Administração, uma Supervisão de Graduação e uma Supervisão de Pós-Graduação.