A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou hoje a segunda lista de alunos selecionados para as provas do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade 2005). O cadastramento, finalizado, dia 18 de setembro, somou quase 3.500 alunos, entre ingressantes e concluintes. O exame é feito por amostragem e dos cadastrados são selecionados os que farão as provas, marcadas para o dia 06 de novembro. As listas, disponíveis no endereço www.ufmt.br, link portal do Aluno/Enade 2005, incluem todas as turmas de licenciatura, engenharia e computação dos campi e pólos da UFMT dentre as 13 áreas incluídas na avaliação de desempenho deste ano.
Estão relacionadas as turmas de Ciências Biológicas – Cuiabá e Médio Araguaia; Engenharia Civil; Engenharia Florestal; Engenharia Sanitária; Filosofia; História – Cuiabá e Rondonópolis; Física – Rondonópolis; Química – Cuiabá e Rondonópolis; Letras (Espanhol, Francês, Inglês e Português) – Cuiabá; Letras -Rondonópolis; Matemática – Médio Araguaia e Cuiabá; Sociologia; Computação; Geografia – Cuiabá e Ciências Sociais. Estão, também, na lista as turmas de Pedagogia do Núcleo de Educação aberta e à Distância (Nead) de Colíder, Diamantino, Juara, Juína e Terra Nova do Norte, além das licenciaturas plenas parceladas de Pontal do Araguaia, Sorriso, e Vila Bela da Santíssima Trindade.
ESFORÇO – O trabalho de cadastramento demandou muitos meses de trabalho. De fevereiro a setembro, a equipe da Coordenação de Ensino de Graduação (CEG), sob a direção da professora Ana Maria Alves Rodrigues de Paula, realizou reuniões nos campi de Cuiabá, Rondonópolis e Pontal do Araguaia, encaminhou documentos orientadores sobre os procedimentos a serem adotados para o Enade. Somente por via eletrônica, a CEG encaminhou e recebeu mais de 300 mensagens a respeito exame.
As tarefas envolveram os 36 coordenadores de cursos participantes, a Gerência de Informações da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), a Coordenação de Comunicação Social e a Gerência de Suporte da Coordenação de Processamento de Dados (CPD), que disponibilizou na página principal do Portal da UFMT um formulário eletrônico, a ser preenchido pelos alunos – participantes ou não do Enade. Além disso, elaborou as listagens dos alunos que preenchiam os critérios para participar da avaliação e desenvolveu ferramentas para a exportação do banco de dados para a página do Inep, dispensando os coordenadores dos cursos do campus de Cuiabá da exaustiva digitação dado a dado. Somente nos casos de alunos localizados nos últimos dias do cadastramento, os dados foram inseridos diretamente pelo coordenador no formulário do Enade.
A localização dos alunos foi fácil, observou a pró-reitora de Graduação da UFMT, Matilde Crudo, ao final do cadastramento. Desde o início do semestre letivo, os coordenadores de curso passaram de sala em sala, explicando aos alunos ingressantes e concluintes a importância do cadastro e as penalidades resultantes do não comparecimento ao Enade. Com a greve na universidade, o contato foi dificultado, mas a UFMT lançou mão de editais, da internet e de notas e entrevistas nos meios de comunicação para localizar os estudantes. Conforme a lei 10.861 que criou o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), o aluno concluinte que deixar de comparecer ao Enade não poderá colar grau nem receber diploma.
A equipe do Enade/UFMT está à disposição para esclarecimento de quaisquer dúvidas e para orientações. Os telefone de informações são: (65) 3615.8130 ou 3615.8102.