O vestibular da Universidade Federal de Mato Grosso será realizado, novamente, em fase única, por meio do Sistema de Seleção Unificado (SiSU), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio como quesitos para a seleção dos acadêmicos que ingressarão na instituição no próximo ano.
A universidade ainda não confirmou o número de vagas a ser ofertado nesta nova seleção entre os campi de Cuiabá, Sinop, Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Rondonópolis. A divulgação deverá ser publicada em edital. Ano passado, foram pouco mais de 5 mil vagas e, até março, ainda haviam cerca de mil vagas abertas.
O SiSU foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Enem como única fase de seu processo seletivo. Para se inscrever no sistema, o candidato deverá fazer o Enem deste ano que terá as provas aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro nas áreas de linguagens e códigos, ciências da natureza, matemática e ciências humanas. Para o exame, as inscrições encerram próximo dia 9, com taxa de R$ 35.