A Universidade Federal de Mato Grosso iniciou o processo de instalação de aproximadamente 150 novos pontos de internet wi-fi. Com investimento de aproximadamente R$ 10 milhões, são previstos cerca de 550 pontos no Câmpus de Cuiabá e também haverá avanços no câmpus de Sinop e do Araguaia
O projeto visa eliminar espaços sem conectividade e, além de aumentar a rede interna, a instituição também está melhorando sua qualidade, substituindo equipamentos antigos e instalando novos com tecnologia Wi-Fi 6, que possui velocidade de acesso dez vezes maior que a rede atualmente instalada.
“Com essas mudanças, é possível chegarmos a uma cobertura aproximada de 60 mil metros quadrados, de forma que não haja mais espaços sem cobertura de internet sem fio nos três Campi, além do aumento significativo na velocidade e na segurança da conexão”, explicou o secretário de Tecnologia da Informação, professor Jean Caminha.
Além de proporcionar acesso para mais pessoas a projeção é que haverá novos serviços como a implantação de campus inteligente, baseado no conceito de internet das coisas e menor custo de manutenção. Os recursos foram obtidos através de emendas da bancada de Mato Grosso no Congresso.