A Universidade Federal de Mato Grosso firmou convênios com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) e os campi de Sinop, Médio Araguaia e de Rondonópolis serão beneficiados com a estruturação e manutenção de laboratórios. A iniciativa visa qualificar o corpo docente e com a infraestrutura adequada, permitir o desenvolvimento de pesquisas voltadas às necessidades de cada região. Soma-se a isso o aumento do número e da qualidade das publicações científicas em Mato Grosso.
Cada campus receberá equipamentos específicos para as áreas contempladas. No caso de Sinop, o convênio possibilitará a estruturação dos laboratórios de pesquisa nas áreas de Ciências Agrárias e Ambientais para dar suporte aos programas de mestrado nestas áreas. Em Rondonópolis, a criação e a manutenção de laboratórios de práticas econômicas, de informática, núcleo de documentação e outros, possibilitará criar mestrados de Zootecnia e Geografia e a implantação do mestrado de educação.
As áreas do conhecimento contempladas são Ciências Humanas e Sociais, Ciências Agrárias e Ambientais, Biológicas e de Saúde, e Ciências Exatas e da Terra. Toda a estruturação dos laboratórios dos três campi será realizada ao longo de 2010. A Fundação Uniselva irá gerenciar os recursos financeiros repassados.