A delegação da Embaixada da Ucrânia no Brasil visitou, ontem, em Cuiabá, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O encontro abordou a possibilidade de parcerias integradas com diferentes instituições a partir do Núcleo de Relações Internacionais do Estado de Mato Grosso. A conversa teve a discussão de projetos-piloto entre a UFMT e universidades ucranianas, além de ações relacionadas às áreas de linguagem e agrárias.
O vice-reitor da UFMT, professor Silvano Galvão, destacou que é a oportunidade para criação de vínculos muito importantes para a UFMT em sua internacionalização. “As visitas são muito importantes para a UFMT, que já demonstra o destaque dos nossos pesquisadores a nível internacional despertando o interesse do embaixador, no caso hoje o embaixador da Ucrânia ou outras representações consulares. A procura mostra o interesse no desenvolvimento de tecnologias, de parcerias que representam a sua internacionalização e traz também oportunidade de novas pesquisas, investimentos, novas tecnologias envolvidas”, ressaltou o vice-reitor enfatizando a abertura de possibilidades para a cooperação internacional, através da assessoria.
O embaixador Melnyk Andrii durante o encontro, fez citou oportunidades de parcerias envolvendo universidades ucranianas e brasileiras relacionadas à agropecuária e outras iniciativas em comum. “Que seja na ponte necessária para estabelecer parcerias com Mato Grosso. Sobre uma possível parceria entre o estado de Mato Grosso, temos uma região que é similar na Ucrânia, a cidade de Vinitsia, no centro da Ucrânia. Eu gostaria de estabelecer essa relação também com as instituições no que tem de simular”, pontua o embaixador sobre os caminhos para a integração entre as universidades e os países.
Entre os assuntos, foram abordadas iniciativas na área de ensino e também de pesquisas em comum entre a UFMT e a Universidade Nacional Agrária de Vinitsia (VSAU). Participaram da reunião o diretor da Fundação Uniselva, José Jaconias da Silva e a secretária de Comunicação e Multimeios (Secomm), Jociene Pedrini.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.