PUBLICIDADE

UFMT é a melhor do Estado e a 36ª em ranking nacional de universidades

PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) surge na 36ª colocação (de 192 instituições entre públicas e privadas) no Ranking Universitário Folha (nacional), do jornal Folha de São Paulo, com nota 68, resultante da média de cinco critérios. No referente à qualidade do ensino, ela figura na 45ª posição; em pesquisa 41ª; mercado 52ª; inovação 95ª e internacionalização 83ª. A USP lidera o ranking com 97 pontos, seguida da Universidade Federal de Minas Gerais, com 96 e da federal do Rio de Janeiro, com a mesma pontuação.

No ranking nacional por curso, no quesito qualidade de ensino, a UFMT tem dois na 17ª colocação – Nutrição e Serviço Social. Biologia surge na 19ª posição; Farmácia na 21ª; Medicina Veterinária 22ª; Jornalismo 23ª; Ciências Contábeis e Enfermagem em 28ª e Administração de Empresas 29ª.

A UFMT tem campi em Cuiabá, Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop e Pontal do Araguaia. Tem hoje mais de 21 mil alunos em seus 101 cursos de graduação e nos 56 de pós-graduação (mestrado e doutorado).

A pesquisa acadêmica leva em consideração indicadores como número de trabalhos científicos publicados; citações de artigos científicos em outros trabalhos; proporções de publicações por docente; proporção de citações por docente; por publicação; volume de recursos obtidos em agências de fomento; publicações em revistas científicas e proporção de pesquisadores com alta produção acadêmica.

A partir do levantamento se chega às pontuações  para a qualidade de pesquisa acadêmica, do ensino, avaliação do mercado de trabalho, os índices de internalização e inovação.

No ranking nacional, ainda aparecem a Unic na 151ª colocação com 26 pontos e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em 159ª, com 24.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam nesta terça

Termina nesta terça-feira o prazo para os estudantes interessados...

Seduc define escolas estaduais em MT contempladas com projeto de hortas

A secretaria estadual de Educação (Seduc) anunciou, hoje, a...

Matupá terá nova unidade de ensino infantil com R$ 5,8 milhões em investimento

A prefeitura de Matupá (200 quilômetros de Sinop) organizará...
PUBLICIDADE