sábado, 7/setembro/2024
PUBLICIDADE

UFMT articula com ministérios implantação de Parque Tecnológico

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A Universidade Federal de Mato Grosso informou que está em diálogo com diferentes ministérios para discutir investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação. Segundo o pró-reitor de Pós-Graduação, Jackson Resende, os encontros com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, trataram da instalação de parque tecnológico para atender a diferentes programas de pós-graduação da UFMT.

“A pauta principal foi debater apoio para a instalação do parque tecnológico, um importante instrumento para desenvolvimento de projetos de inovação. Esse tipo de projeto de inovação tem grande potencial de adesão às ações de diversos PPG´s da UFMT”, destacou o pró-reitor.

“Além do parque tecnológico, foi debatido com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação o pedido de estudo de viabilidade de criação de uma unidade de Centro de Tecnologia Mineral no estado de Mato Grosso, visando o desenvolvimento da cadeia de mineração no Estado. Foi apresentado também a necessidade da conclusão da expansão da rede RNP de internet de alta velocidade no estado, buscando a interligação das unidades de ensino da UFMT, da UNEMAT com órgãos do Estado”, pontuou o professor Jackson Resende a respeito da atuação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.

O pró-reitor de Pós-Graduação enfatizou que o Parque Tecnológico é uma estrutura fundamental para empresas na área de tecnologia. “O Parque Tecnológico comporta uma infraestrutura que servirá de apoio para a instalação de empresa tecnológicas, bem como ações de incubação de empresas de base tecnológica”, disse o professor Jackson Resende.

O Parque Tecnológico contará com instalações físicas próximas do Câmpus da UFMT em Várzea Grande. “Assim, o parque tecnológico possui enorme aderência aos cursos do Campus de Várzea Grande como Engenharia de transporte, engenharia de controle e automação, engenharia de minas, engenharia química e engenharia de computação, que ficarão instalados fisicamente muito próximo ao Parque”, explicou o pró-reitor de Pós-Graduação. A atuação também será aberta com cursos do Câmpus de Cuiabá.

“Dessa forma, a sinergia do parque com os pesquisadores e estudantes do Campus de Várzea Grande, bem como dos cursos de tecnologia do Campus de Cuiabá será intensa e sua instalação será um divisor de águas para a Estado de Mato Grosso”, finalizou o professor a respeito dos encontros que contaram com a participação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso e a Universidade do Estado de Mato Grosso.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motocicleta pega fogo em Lucas do Rio Verde

O homem, de 27 anos, relatou aos policiais militares...

Bombeiros combatem 40 incêndios florestais em Mato Grosso

O Corpo de Bombeiros combateu 40 incêndios florestais no...

DPE nomeia 15 novos defensores públicos para atuação nas comarcas de Mato Grosso

Nesta sexta-feira, 15 aprovados no concurso da Defensoria Pública...
PUBLICIDADE