PUBLICIDADE

UFMT aprova 160 novas vagas para campus de Sinop

PUBLICIDADE

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) aprovou a ampliação de 761 vagas para cursos de graduação, a partir de 2009, em reunião extraordinária realizada na sexta-feira. São 271 vagas para cursos já existentes nos campi de Cuiabá, Rondonópolis e Médio Araguaia, e 490 vagas para nove novos cursos, senod 160 para Sinop. Também foram aprovadas 20 sobrevagas para inclusão de estudantes indígenas nos campi da capital e interior.

“É resultado de um esforço prolongado de oito anos de gestão junto à UFMT, na formulação de seu plano de desenvolvimento institucional, que recebeu integral apoio às políticas de democratização do acesso ao ensino superior, do governo Lula,” definiu o reitor Paulo Speller. Segundo ele, a política adotada pelo governo federal permitiu a chegada do ensino superior a todos os rincões do nosso país.

O aumento mais significativo foi para o curso de medicina, que saltará de 40 para 80 vagas a partir de 2009. Destaca-se também o acréscimo de 20 vagas anuais (10 por semestre) nos cursos de engenharia mecânica e de engenharia agrícola ambiental, no campus de Rondonópolis, e de ciências econômicas e de geografia, no campus de Cuiabá. Os demais cursos ampliarão de três a dez vagas.

O Consepe aprovou a criação de 490 vagas distribuídas em nove novos cursos: bacharelados em ciência e tecnologia de alimentos; em sistemas de informação e em física, campus de Cuiabá; farmácia e engenharia agrícola ambiental, campus de Sinop; e geografia, comunicação social (habilitação Jornalismo), biomedicina e agronomia, campus do Médio Araguaia.

Os projetos políticos pedagógicos dos novos cursos deverão ser aprovados, na reunião prevista para o dia 30 de junho, para inclusão no vestibular 2009.

Para o Programa de Inclusão de Estudantes Indígenas na UFMT, foram aprovadas sobrevagas para os seguintes cursos: direito (quatro), enfermagem (duas) e nutrição (duas), no campus de Cuiabá; enfermagem (duas), farmácia (duas) e educação física (duas), no campus do Médio Araguaia, e enfermagem (duas), agronomia (duas) e engenharia florestal (duas), no campus de Sinop.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE