PUBLICIDADE

UFMT anuncia aprovação de dois novos cursos de pós-graduação

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) iniciou o ano com a aprovação de dois novos cursos de pós-graduação. O primeiro Programa de Pós-Graduação em Administração da Instituição, com curso de mestrado, e o primeiro curso de doutorado em Direito, parte do Programa de Pós-Graduação em Direito, já consolidado. “Ambos representam avanços significativos para a Pesquisa na Instituição e oportunidades de crescimento profissional e desenvolvimento social para Mato Grosso”, destacou a universidade em nota.

“Esses cursos atendem uma demanda histórica que era projetada pela comunidade acadêmica e profissional do estado”, pontua a pró-reitora de Pós-Graduação, professora Elizabeth Sá.

“A implantação do programa de pós-graduação stricto sensu na área de Administração representa não apenas um avanço significativo para o ensino superior local, mas também um impulso importante para o desenvolvimento de pesquisas que atendam às necessidades do mercado e das organizações. Além disso, o recente avanço no campo jurídico com a criação do doutorado em Direito no estado promete ampliar ainda mais as perspectivas de pesquisa em áreas interdisciplinares”, completa.

O mestrado em administração passa agora por um processo de estruturação e divulgação, com previsão de início da primeira turma apenas em 2026. A princípio, as linhas de pesquisa serão Gestão Organizacional, voltada para estratégia, finanças e desempenho organizacional; e Gestão Socioambiental, voltada para empreendedorismo social, desenvolvimento sustentável e temas correlatos.

“O programa traz em seu bojo as alternativas que possam contribuir para o desenvolvimento dos biomas de Mato Grosso, bem como para somar com a região Norte, também descoberta por PPG, para as discussões e alternativas voltadas para a Amazônia. Nossa sociedade e nossas instituições serão contempladas com ferramentas e alternativas que possam dirimir suas lacunas, construindo soluções mais justas, equitativas e sustentáveis”, explica o coordenador, professor Gelciomar Simao Justen.

O curso de doutorado em Direito deve iniciar mais cedo. Como parte de um programa já estruturado e com nota 4 na avalição da Capes, a primeira turma pode iniciar ainda em 2025, após autorização via portaria do Ministério da Educação.

De acordo com o coordenador do PPGD, professor Marcelo Antonio Theodoro, Mato Grosso é um estado talhado para ser esteio econômico do país a partir do agronegócio e da agroindústria, e a preocupação com os Direitos Humanos e Fundamentais deve permear esse crescimento, a fim de que seja sustentável e embasado na dignidade da pessoa.

“Assim, difundir a ciência jurídica entre àqueles que ensinam, bem com aos que julgam, aos que fiscalizam, aos que defendem direitos é fundamental. E essa transformação se dá mediante o ensino e pesquisa ofertado pela Universidade Pública também no nível de Pós-graduação Strictu Sensu. É o que estamos oferecendo e que está trazendo frutos também à toda sociedade Mato-Grossense”, disse.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estudantes de Mato Grosso receberão kits escolares até março, anuncia secretaria

A secretaria estadual de Mato Grosso (Seduc-MT) detalhou hoje...

Duas mulheres são socorridas em acidente entre carro e moto em Sinop

O acidente envolvendo a Honda XRE preta e o...

Trabalhador cai de altura de 7 metros e morre no Nortão

Um homem identificado com Iranilson Pereira Ramos Neves, de...
PUBLICIDADE