As aulas para as primeiras turmas regulares do novo campus da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em Sinop, começam em agosto, mas as obras do campus ainda não iniciaram. O coordenador do Instituto Universitário do Norte, Marco Antônio Pinto, disse que o projeto está sendo finalizado e o edital de licitação deve ser publicado em breve.
Ele garantiu que as aulas não serão prejudicadas e que salas já foram alugadas para atender as novas turmas, até que o novo prédio seja concluído. Parte dos recursos já foram liberados pelo Governo Federal, para esta primeira etapa da obra, somando R$ 4,8 milhões. O valor total orçado chega a R$ 8 milhões.
A construção do novo campus e a aprovação de seis novos cursos para o município, foram lançados no mês de julho do ano passado. O convênio para a construção foi assinado em dezembro, pelo presidente Lula, fazendo parte do projeto de expansão do ensino superior no país. Atualmente, a UFMT atua com um núcleo em Sinop, oferecendo cursos modulares.
Estão definidos os cursos de agronomia, zootecnia, enfermagem, veterinária e engenharia florestal (período integral com 50 vagas para cada curso), ciências naturais com habilitação em matemática, física (35 vagas cada) e química (30 vagas). O vestibular será neste final de semana. 1.522 candidatos se inscreveram para concorrer as 350 vagas.