A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), divulgou inscrições para diversas especializações e cursos de graduação na modalidade a distância em todo Estado. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 20, mediante pagamento da taxa de R$ 90.
A Especialização em Oralidade, Leitura, Escrita e Literatura na Infância, oferta cerca de 150 vagas, para os polos dos municípios de Barra do Bugres, Campo Verde, Colíder, Lucas do Rio Verde e Paranatinga. O público alvo são agentes públicos que atuam nas secretarias de Educação, como professores, assessores e técnicos.
Já a Especialização em Bioenergia destina vagas remanescentes para os polos de Barra do Bugres, Lucas do Rio Verde, Pedra Preta e Sorriso. O público alvo do curso são profissionais com formação nas áreas de ciências biológicas exatas e da terra, que atuam ou pretendam atuar no setor de biocombustíveis (etanol, biodiesel e futuras tecnologias).
As formas de ingresso para os cursos de Pós-Graduação (Especialização) são feitas através de análise de títulos e currículo.
Já os cursos de graduação de Licenciatura em Química e em Geografia também são para para vagas remanescentes. Para o curso de Química as vagas serão distribuídas nos polos de Guarantã do Norte, Lucas do Rio Verde e Sorriso. Já para o curso de licenciatura em Geografia, as vagas ofertadas são para os polos de Arenápolis, Barra do Bugres, Guarantã do Norte, Lucas do Rio Verde, Nova Xavantina, Paranatinga e Sorriso.
As formas de ingresso para os cursos de graduação são: análise curricular do histórico escolar do Ensino Médio, considerando o desempenho do candidato do 1º ao 3º ano nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática, ou Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).