O reagendamento para a realização das provas do Exame Supletivo Online 2012 poderá ser feito a partir deste sábado (14), no site da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Conforme o Edital 002/2012 é necessário preenchimento de um questionário socioeconômico com respostas objetivas. A proposta tem como objetivo conhecer o perfil do público atendido.
De acordo com o Gerente de Organização dos Exames Supletivos da Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos, Antônio Marcos Passos, os dados servirão para embasar a elaboração das perguntas, assim como as ações destinadas ao atendimento desse público.
Na edição 2012, aqueles que se inscreverem pela primeira vez só poderão fazer o Exame Online por Área de Conhecimento, eliminando de uma única vez várias disciplinas. No Ensino Fundamental (Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas) e para o Ensino Médio (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias).
Podem se inscrever candidatos cuja idade, na data da prova, for igual ou superior a 15 anos (Ensino Fundamental), independente de comprovação da escolaridade. Para a realização das provas no Ensino Médio poderão se inscrever, candidatos cuja idade, na data da prova, for igual ou superior a 18 anos, independente de comprovação da escolaridade anterior. As provas poderão ser realizadas em 24 pontos (clique aqui e tenha acesso a íntegra do Edital).
Documentação
A confirmação da inscrição será feita com a presença do candidato uma hora antes do horário agendado. Um técnico do Centro de Educação de Jovens e Adultos conferirá os documentação originais (com foto). São eles RG ou Carteira de Identidade Militar, que tenha força legal de documento de identificação ou Carteira Nacional de Habilitação ou a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
No ato do pré-cadastro para o Supletivo Online, o Sistema gera para o candidato um comprovante de inscrição com número de protocolo, o qual deve ser apresentado no momento da confirmação no Ceja. O técnico do Ceja irá conferir no Sistema, os dados da ficha de inscrição (pré cadastro). Caso ocorra qualquer erro de informação no protocolo, o candidato deverá no dia da prova solicitar ao técnico as correções, alterando imediatamente as informações. Com exceção de retificação para troca de disciplinas, ou áreas e/ou etapa.