Sorriso manteve a série histórica e desde 2005 os índices de educação no município superam as metas projetadas pelo Ministério da Educação. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado hoje, subiu nas fases iniciais de ensino (4º e 5º anos) na rede municipal de 3,5 na primeira pesquisa para 5,3, no ano passado. A meta do MEC para 2013 era de 4,6.
Nas séries finais -8º e 9º anos- a meta projetada de 4,5 foi superada levemente para 4,6. Em 2005, a nota havia sido 3,6.
Nas primeiras séries das escolas estaduais não há pontuação desde 2009. As últimas séries, 8º e 9º anos, tiveram nota de 4,1 frente a uma projeção de 3,8 do MEC.
O Ideb foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) em 2007 e leva em consideração o fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.
O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.