PUBLICIDADE

Sorriso: Sintep diz que não há negociação com prefeitura e profissionais paralisam atividades hoje

PUBLICIDADE

A prefeitura ainda não iniciou negociação com o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep) e algumas unidades educacionais, hoje, podem ficar sem aulas. A informação foi confirmada, ao Só Notícias, pelo diretor da sub-sede do sindicato, Edivaldo Mazolini, que ainda afirmou que a greve total não está descartada. “Se os profissionais entrarem em greve, será a pedido do gestor porque estamos fazendo tudo para evitar. Buscamos todas as formas possíveis para estabelecer o diálogo”.

Os profissionais cobram 13,01% de reajuste, de acordo com a lei do piso nacional e redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas. “Fizemos um estudo e foi constatado que o ganho real do profissional no Brasil foi de 52% nos últimos anos, enquanto que em Sorriso, foi de 3,5%. Nosso custo de vida é muito alto. A educação aqui ficou estagnada”.

Edivaldo ainda explicou que outras cobranças são feitas à prefeitura como forma de valorização do aluno. “A gente quer que o município invista em laboratórios, kits multimídias, lousa digital, entre outras solicitações para subsidiar o desenvolvimento da Educação. A gente precisa de manutenção nas unidades, para evitar goteiras, como acontece, às vezes. Outra situação é que há uma lei municipal limitando 30 alunos por sala, mas hoje trabalhamos com até 40.

A manifestação começará na avenida Natalino Brescansin, a partir das 7h30. Em seguida os profissionais seguem em passeata e carreata até a prefeitura.

Conforme Só Notícias já informou, a secretária de Educação, Silvana Faccio, disse que a prefeitura está aberta a conversar com professores sobre reivindicações salariais e declarou que a administração não tem se negado a conversar. "Estamos negociando com o sindicato dos servidores municipais (que engloba todas secretarias) que tem mais de 20 anos porque nele está a maioria dos professores filiados. Neste momento, a administração não está dialogando com Sintep porque é a mesma pauta, o assunto já é discutido com o outro sindicato", expôs, ao Só Notícias.

"O prefeito já combinou que, em maio, data base da categoria, serão concedidos 10% de aumento. Uma comissão do sindicato dos servidores municipais pediu mais 5% que estão sendo avaliados. Se todo os professores todos da rede optarem que não é o sindicato dos servidores municipais que os representa e passará ser o Sintep vamos dialogar com o Sintep e negociar questões salariais", acrescentou.

A secretária disse que Sorriso tem piso inicial de R$ 2,8 mil para professores que trabalham 40 horas. Os que trabalham 20 horas/semanais recebem R$ 1.400.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE