A Secretaria Municipal de Educação abre hoje as inscrições para um novo teste seletivo. O número de vagas disponíveis atende principalmente a demanda comprovada pela designação de professores efetivos para as funções de diretores e coordenadores de escolas. Segundo o edital de seleção, os contratados temporários terão como objeto ministrar aulas livres e em substituição a professores de escolas públicas municipais da sede e da zona rural para o ano letivo de 2007, em situação especial.
Conforme a secretária de Educação, Marisa dos Santos Neto, para atender a demanda na disciplina de ensino religioso e na modalidade de educação especial, serão aproveitados os classificados em outras disciplinas, desde que atendam aos componentes de outros itens do edital.
Para participar da seleção o candidato deverá preencher os seguintes requisitos: ser graduado em Licenciatura Plena, com habilitação na respectiva área de atuação, ser portador de diploma ou atestado de conclusão de curso superior acompanhado de histórico escolar em licenciatura plena. Ao justificar o fato de não estarem sendo chamados os aprovados no concurso, a coordenadora Silvana Faccio observa ser a seleção feita para um contrato temporário e não efetivo.
O teste, lembrou Edianinha Turra, do setor administrativo, compreenderá a realização de prova de títulos, avaliação pedagógica e entrevista individual. De acordo com o edital, o teste considera ainda a inexistência de professores concursados em algumas áreas de conhecimento, particularmente Inglês, Artes e Educação Física.
As inscrições poderão ser feitas de hoje, até 10 de novembro, período em que também acontecem as avaliações pedagógicas. As entrevistas serão feitas entre os dias 13 e 17 de novembro. As vagas a serem preenchidas referem-se as disciplinas de Português, Educação Física, História, Inglês, Ciências, Geografia, Matemática, Pedagogia e Artes.