"Projetos desenvolvidos pela secretaria de Ação Social de Sorriso, como os trabalhos do Centro de Convivência da Terceira Idade e Casa Abrigo da Criança, devem ser exemplos para outros municípios". A avaliação é do secretário adjunto de Assistência Social da secretaria de Estado de Trabalho e Emprego Cidadania e Assistência Social (Setecs), José Rodrigues. Ele está em Sorriso fazendo o levantamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), um sistema público que organiza de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil.
O trabalho está sendo feito em nove regiões do Mato Grosso. O início do processo conta com uma equipe que chega à cidade avaliada para fazer a visita em loco. Posteriormente, é feito relatórios com o levantamento das necessidades, bem como, os projetos que são destaques nas secretarias de Ação Social.
"Nós temos acesso a esses relatórios que nos auxilia a trabalhar em conjunto com os municípios nas atividades que são desenvolvidas, na capacitação dos profissionais, atendimentos e equipamentos", explica o secretário.
O trabalho também contará com a participação da população, através da IV Conferência Municipal de Assistência Social, que terá início na quinta-feira (07). O encontro dará a oportunidade à população de enumerar as necessidades nas entidades, projetos e atendimentos da Ação Social.
Para o secretário adjunto, esse trabalho, ajuda principalmente o Estado, que através dessa avaliação, poderá desenvolver melhor as ações voltadas à assistência social. "Esse processo de avaliação também auxilia na melhor distribuição de investimentos em infra-estrutura, profissionais e atividades de capacitação", garante Rodrigues.