A secretária de Educação, Silvana Faccio, disse, há pouco, que a prefeitura está aberta a conversar com professores sobre reivindicações salariais. Ela declarou que a administração não tem se negado a conversar, conforme criticaram, ontem, servidores que fizeram manifesto, na praça da Juventude, por melhores salários e cobrando que o Sintep passe a negociar piso salarial e questões educacionais com a prefeitura. "Estamos negociando com o sindicato dos servidores municipais (que engloba todas secretarias) que tem mais de 20 anos porque nele está a maioria dos professores filiados. Neste momento, a administração não está dialogando com Sintep porque é a mesma pauta, o assunto já é discutido com o outro sindicato", expôs, ao Só Notícias.
"O prefeito já combinou que, em maio, data base da categoria, serão concedidos 10% de aumento. Uma comissão do sindicato dos servidores municipais pediu mais 5% que estão sendo avaliados. Se todo os professores todos da rede optarem que não é o sindicato dos servidores municipais que os representa e passará ser o Sintep vamos dialogar com o Sintep e negociar questões salariais", acrescentou. "Mas não há motivos de paralisações", afirmou, rebatendo posicionamento do Sintep que, se não houve uma conversa hoje sobre as reivindicações, amanhã poderá haver paralisação nas escolas.
A secretária disse que Sorriso tem piso inicial de R$ 2,8 mil para professores que trabalham 40 horas. Os que trabalham 20 horas/semanais recebem R$ 1.400.