A secretaria de Saúde realizou hoje, na escola Municipal Professora Ivete Lourdes Arenhardt, capacitação para cerca de 50 professores de ciências da rede municipal de ensino e enfermeiros das Unidades de Saúde da Família, integrantes do programa Saúde e Prevenção nas Escolas com objetivo de integração dos profissionais da educação e dos profissionais da saúde para a execução e a implementação da Política Pública de Saúde e Prevenção nas escolas.
A capacitação teve como temas abordados: Homossexualidade na Escola; Sexualidade na vida das pessoas com deficiência e Violência e Abuso Sexual. Nesta etapa os temas foram abordados por representantes da secretaria de Saúde e do Creas (Centro de Referência Especializada da Assistência Social).
Para a coordenadora da escola Jardim Amazônia, Marcilene Lopes o curso é importante para estarmos preparados para o acompanhamento diário dos alunos. "Temos que saber o andamento e desempenho dos estudantes para garantir qualidade de ensino e bem estar deles" concluiu Marcilene
Segundo a coordenadora do programa, Fabiana Leite, o SPE é um projeto realizado através da parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e Saneamento e de Educação e Cultura, com o objetivo de construir espaços de convivência, e projetos possíveis, que afastem os jovens dos fatores de riscos à que estão expostos. O projeto visa, ainda, incluir na educação de adolescentes e jovens que freqüentam a escola, os temas relacionados à prevenção, abordando sexualidade, saúde sexual e reprodutiva, direitos humanos, qualidade de vida, prevenção às DST, à Aids, gravidez na adolescência e uso abusivo de drogas.