A secretaria municipal de Educação e Cultura fará pregão eletrônico, dia 17, com foco na compra de equipamentos e capacitação de professores na área de robótica educacional, que deverá contemplar estudantes do ensino fundamental 1 e 2 (1º ao 9º ano). Serão aplicados R$ 1,2 milhão no projeto e os materiais deverão ser fornecidos no período de um mês.
De acordo com a pasta, “o projeto traz aos alunos a possibilidade de acrescentar em seu currículo escolar, um aprendizado com mais autonomia, competências e habilidades, nessa nova geração que chamamos de nativos digitais, dentre outras fatores gerais que são exigidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”.
Por meio de materiais como os kits de robótica educacional MAKER (faça você mesmo) E STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes, matemática) nas instituições, serão ensinadas noções de programação básica, prototipagem, pensamento computacional, além possibilitar o desenvolvimento de projetos para construção livres.
O novo panorama na educação ainda visa a participação de estudantes em campeonatos regionais, nacionais e internacionais. O processo de profissionalização dos educadores será realizado por meio de vídeo aulas, em plataforma virtual disponibilizada pela empresa vencedora do certame.