Cerca de 14 mil crianças voltaram a frequentar as 31 unidades – escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) – que estão em funcionamento no município. As atividades seguem até dia 15 de dezembro, fechando assim 200 dias letivos.
No dia 20, as famílias do Assentamento Jonas Pinheiro vão realizar o sonho de ver os filhos estudando pertinho de casa. Nesta data, entra em funcionamento a escola municipal Matilde Luiza Zanatta Gomes, com capacidade para atender até 350 alunos. Nesta semana, a equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) está organizando a unidade, e os alunos seguem nas escolas da sede do município onde estavam matriculados no ano passado.
A expectativa é que até o próximo semestre outra escola com a mesma capacidade de atendimento também comece a funcionar no município: é a escola Rolf Bachmann, construída no bairro Pinheiros I. A unidade depende da aquisição do mobiliário para começar a atender, o que deve ser providenciado neste período.
Os professores retornaram à rotina da sala de aula com fôlego novo, depois de uma semana pedagógica dedicada à reflexão sobre a prática docente, que envolveu palestras com especialistas no tema como César Nunes e Ângela Mendonça. A semana pedagógica foi promovida por uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a Rede Positivo.
Motoristas e merendeiras também aproveitaram o período que antecedeu o início das aulas para ampliar os conhecimentos. Para os profissionais responsáveis pelo transporte dos alunos, foi promovida uma atualização sobre o Código Brasileiro de Trânsito, com reforço para orientações sobre respeito à sinalização, direção defensiva e manutenção preventiva. Já as merendeiras participaram de um curso sobre higiene e manipulação de alimentos.