Ontem, 90 merendeiras estiveram reunidas trabalhando temas como higiene pessoal, higiene ambiental e limpeza da cozinha. “Todos os anos fazemos uma reciclagem e treinamento em higiene e manipulação de alimentos. Como sempre temos uma equipe que é nova na cozinha, nós procuramos dar o treinamento para que elas se enquadrarem dentro das normas da ANVISA”, explica a nutricionista Ligiane Bazzo da Silva.
“Repassamos à elas como deve ser feita a merenda das crianças, como elas devem agir para evitar uma infecção alimentar, como cuidar da cozinha, enfim, elas conheceram todos procedimentos de higiene sanitário necessários, visando basicamente a qualidade da merenda escola. Procuramos fazer esse treinamento todos os anos até mesmo para aquelas que já o fizeram, pois sempre fica uma dúvida, e agora, durante o treinamento elas podem sana-las”, detalha Ligiane.
Para a secretária de Educação, Marisa dos Santos Netto, esta é uma forma de manter a qualidade na merenda, que garantiu que Sorriso fosse finalista do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, em 2006. “Esta é uma preparação para que as nossas merendeiras revejam seus direitos, deveres e seus hábitos na cozinha”, destaca Marisa.
O prefeito Dilceu Rossato, que participou de todo o curso faz sua avaliação.” No ano passado eram 64 merendeiras, este ano estamos com 90. Outra conquista foi quanto a carga horária que antes era de 8 horas, e a diminuímos para 6 horas. No ano passado ficamos finalistas na merenda escolar, estamos entre os melhores. Este ano esperamos conseguir atingir o nosso objetivo”, declarou.