O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) vai ingressar com representação no Ministério Público contra a Secretaria Estadual de Educação (Seduc). A entidade identificou uma série de irregularidades em reformas efetuadas nas escolas da rede nos últimos quatro anos. De acordo com o que foi apurado pelo sindicato, além das direções das unidades não serem informadas sobre o que estaria sendo feito, utilizou-se materiais de qualidade inferior à prevista, o que provavelmente demandará novas reformas em curto espaço de tempo.
O Sintep-MT reuniu informações que comprovam o que, desde já, pode ser encarado como uma total falta de transparência da secretaria na aplicação do dinheiro público e revela indícios fortes de mau uso desses recursos. Boa parte das irregularidades está inclusive documentada por meio de fotografias. Como exemplo, a entidade cita o reaproveitamento de materiais, equipamentos e estruturas, quando o projeto previa a substituição completa dos mesmos. Além disso, o sindicato acha estranho que os diretores das escolas não tenham informações sobre valores e o trabalho a ser executado, até para poder fazer a verificação.
A entidade lembra que o governo estadual tem propagado efetivos investimentos na área da Educação, mas é preciso saber de que forma isso vem sendo feito. Se realmente os recursos chegam onde deveriam chegar e são aplicados corretamente. É necessário ter bem claro quem está sendo beneficiado com esses investimentos.
A ação deverá ser encaminhada ao MP no início de fevereiro, depois de aprovada no Planejamento Estratégico do Sintep-MT, que acontece entre os dias 16 e 19 de janeiro.