Professores de escolas estaduais de várias regiões vão paralisar as atividades amanhã e farão um dia de mobilização. Segundo a representante do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) em Sinop, Cleufa Hubner, todas as escolas estão sendo convocadas para paralisar as aulas e fazer algum ato de manifesto.
“Nós estamos de luto. No início do ano letivo nós decidimos não entrar em greve porque o governo sinalizou uma negociação, mas ele não aceitou nenhum dos itens da nossa pauta de reivindicações. Não houve conversa e negociação”, disse Hubner. A categoria reivindica a reposição salarial de 19,4%. As negociações começaram no início do ano passado.
O Sintep afirma que algumas solicitações dos professores estão pendentes desde 2003, e que, mesmo admitindo as perdas, o governo não apresenta intenção em conceder a reposição. De acordo com Cleufa Hubner, uma nova paralisação dos profissionais não está descartada. A decisão deve ser tomada durante o movimento em Cuiabá. No ano passado, os mais de 15 mil alunos da rede estadual de Sinop ficaram 20 dias sem aulas.
Hoje, Sinop tem 11 escolas estaduais.