O Conselho de Representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) marcou para a próxima semana, dias 14 e 15, em Cuiabá, a análise dos planos de cargos, carreiras e salários enviados, recentemente, por prefeituras mato-grossenses para as câmaras votarem. O sindicato classifica que alguns significam “duro ataque de prefeituras ao plano de carreira dos profissionais da educação”.
Segundo o presidente do Sintep, Gilmar Soares Ferreira, “os gestores estão atacando duramente os direitos dos trabalhadores”. Em alguns municípios, o plano estabelece o piso salarial apenas para os professores, deixando de lado outros trabalhadores da Educação.
No primeiro dia do Conselho de Representantes, haverá avaliação da atual conjuntura da Educação em Mato Grosso e trabalho em grupos para discutir as demandas dos profissionais. Também serão discutidos os três dias da greve nacional da categoria e a campanha salarial tanto da rede municipal quanto estadual de ensino.
Gilmar Ferreira informou ainda que, na próxima terça-feira, o Sintep terá uma audiência com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para falar sobre o piso salarial nacional da categoria, “que ainda é descumprido na maioria dos municípios”.