O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) encaminhou ofício ao presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Chico Galindo (PTB), manifestando preocupação com o Projeto de Lei n° 349/2008. De autoria do deputado Ademir Brunetto (PT), o projeto autoriza o Poder Executivo a instituir o incentivo à produtividade escolar.
Para o presidente do Sintep, Gilmar Soares Ferreira, a proposta não contempla a valorização profissional. “Nossa luta é por políticas concretas e nos preocupa muito projetos como esse, que visam medidas paliativas”. No documento, Gilmar Soares lembrou as reivindicações feitas na última greve, suspensa no mês de abril. “Se as questões urgentes não forem resolvidas, a greve dos trabalhadores em educação poderá ser retomada ainda este ano”.
A entidade também está preocupada com a falta de diálogo com a categoria na elaboração de leis que incidem diretamente na vida dos profissionais da educação. ”Não abrimos mão de discutir questões relevantes para os professores e nos colocamos à disposição do conjunto de deputados para o debate necessário”, afirmou.
Segundo o presidente do Sintep/MT, a valorização profissional está na adoção de políticas que visem o fortalecimento da carreira, do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), na formação continuada de forma sistêmica e oferecimento de condições para que os projetos políticos pedagógicos sejam de fato referências para as escolas.
O Sintep/MT já havia protocolizado ofício, no dia 03 de junho, solicitando ao deputado Brunetto a retirada do PL 349 de tramitação.