O Sintep (Sindicato dos trabalhadores do Ensino Público) reuniu professores das redes estadual e municipal, ontem à tarde, para debater uma série de assuntos ligados a classe. Dentre ao assuntos abordados para todos os profissionais está o “planejamento estratégico” que, na prática, pretende definir metas e ações que irão nortear os trabalhos da sede e sub-sedes do Sintep. O sindicato discutiu com os professores sobre temas como a construção da sede própria e até uma análise político educacional, fazendo uma avaliação da participação da classe política, seja ela estadual ou municipal nas ações ligadas ao setor educacional. “Vamos denunciar os traidores do povo, os que nunca tiveram compromisso com a educação e hoje se dizem nossos representantes”, afirmou a presidente do Sintep local, professora Ilmarli Teixeira.
Na reunião o sindicato informou que está propondo uma emenda no Estatuto do Magistério, Lei 931/99, criando o cargo de auxiliar de desenvolvimento infantil para as creches que deverá ser ocupado por profissional concursado. Outra proposta apresentada é para que seja extinta a jornada de 20 horas no município e que os profissionais que estejam nesta condição possam fazer a opção por 24 horas/aulas.
Para fechar o debate o sindicato afirmou que o município está atendendo alunos “além de sua capacidade”. Com a criação de escolas e creches, aumentou o número de atendimentos, sobrecarregando os gastos com a Educação, gerando desequilíbrio nas contas e a conseqüência está sendo sentida pelos profissionais com atrasos salariais e nenhuma “luz no fim do túnel” que a situação será resolvida. “Se abriu novas escolas e novas creches, não sei se com fins politiqueiros ou de politicagem e gerou um aumento prejudicial para os profissionais (pois gerou o atraso salarial). O município está atendendo além de sua capacidade”, destacou.
O Sintep deverá reunir-se com a Secretaria de Educação, nos próximos dias, para discutir o impacto das ações que foram desenvolvidas pela secretaria, com o enxugamento na pasta e o fechamento de escolas e salas de aulas.